Sorrir: um novo hábito de saúde

O meu trabalho é todo baseado em estudos profundos sobre Psicologia e Neurociência com o objetivo de trazer mais conforto para meus pacientes em suas vidas. Eu também me preocupo em levar conhecimento de alta qualidade para minha clínica e sugerir a mudança de um hábito de saúde negativo para um positivo.

Por isso estudo tanto sobre como o sorriso pode modificar nossa neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de fazer novas conexões, ou seja, ressignificar acontecimentos. Esta é a base do meu trabalho no consultório.

Como o sorriso atua em nosso corpo

Eu já expliquei a dinâmica da Terapia do Sorriso em outro texto, mas para relembrar seu funcionamento, trago aqui em linhas gerais o que meus estudos me trouxeram.

Basicamente, nosso cérebro é muito obediente e para ele pouco importa o que está acontecendo no ambiente “de verdade”, por isso, quando a gente sorri ele entende que algo bom está acontecendo e automaticamente derrama em nosso organismo substâncias que trazem bem-estar e sensação de alegria, uma delas é a endorfina. Eu costumo chamar essas substâncias de “farmácia do bem”.

Um novo hábito de saúde: o sorriso

Eu defendo que se a gente toma o sorriso como um hábito constante, nosso corpo começa a entender situações estressantes de outra forma e quando essas situações acontecem ele já lança essas boas substâncias no organismo e encaramos esses acontecimentos de outro jeito, ou seja, os ressignificamos.

O processo é bem simples: apenas sorria, ou como costumo dizer, sorria para você. Sem motivos, sem hora marcada e em qualquer lugar.

Aliás, essa é uma grande vantagem do sorriso: é possível sorrir nas mais diversas situações sem ser encarado como louco. Pelo contrário, quem não gosta de ver uma pessoa sorrindo.

Sorrir sempre e em várias situações vai te ajudar a implantar um hábito de saúde saudável em sua vida.

Uma ajuda na implantação desse novo hábito de saúde

“Sorrir, apenas sorrir?”, é o que me perguntam sempre. E minha resposta é “sim… Parece uma bobagem, mas é assim mesmo”.

Para ajudar a entender essa dinâmica, explicar o funcionamento científico da Terapia do Sorriso e ajudar na inserção desse hábito de saúde na vida das pessoas, eu criei a Jornada dos 21 Dias de Sorriso, onde, durante 21 dias, os inscritos têm textos, vídeos, questionários para responder e encontros comigo.

Ao final desse período, pronto! Você já tem um hábito de saúde instalado e aí é só praticar. Os participantes das últimas edições sempre elogiam muito e contam como suas vidas mudaram depois de passarem por esta caminhada comigo.

Estou lançando uma nova edição da Jornada dos 21 Dias de Sorriso e quero te convidar a fazer parte. O evento é gratuito e você pode, também, convidar amigos. Clique aqui e faça sua inscrição.