Todo o meu trabalho é baseado em neurociência e meus estudos me levaram a descobrir que sorrir pode trazer muitos benefícios para nossa saúde mental que reverbera na saúde física. Foi assim que criei a Terapia do Sorriso, uma forma fácil de equilibrar o corpo como um todo.

Neste texto eu trago pra você toda a lógica desse trabalho que já faço há anos e com excelentes resultados.

De onde veio esta ideia

Como muitas boas ideias da nossa vida, a Terapia do Sorriso nasceu de um momento de lazer com o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso que tem como ator principal do saudoso Robin Williams e que, em linhas gerais, conta a história de um médico que leva alegria a seus pacientes.

Logo depois eu descobri o trabalho dos Doutores da Alegria, um grupo de pessoas que leva a palhaçaria a hospitais públicos com o intuito de oferecer um pouco mais de alegria e bem-estar àqueles que estão enfermos.

Tempos depois a Yoga do Riso veio para minha vida, onde, basicamente, a gente ri ou gargalha para trazer para nossos corpos o bem-estar que a gente sente quando está feliz ou vê um filme de comédia, por exemplo.

Curiosa que sou, fui buscar nos livros respostas que povoavam minha mente. Patch Adams, Doutores da Alegria, Yoga do Riso… tudo fez sentido.

A dinâmica do sorriso e do riso

Em meus estudos, entendi que quando a gente sorri (ou ri, pois há diferença), nosso cérebro que é bem obediente entende que algo bom aconteceu e por isso derrama uma série de substâncias no nosso corpo entre elas a endorfina.

Note que pouco importa para nosso cérebro se algo realmente aconteceu, ele não quer saber, ele simplesmente obedece. Isso significa que se você está num dia estressante, por exemplo, se sorrir, vai modificar seu humor pelo simples fato de sorrir ou rir.

O sorriso e o riso

Eu disse anteriormente, neste texto, que sorrir é diferente de rir. Explico: rir é algo que emite algum som, ou seja, se você rir em algum lugar com mais pessoas sem motivo, certamente alguém vai te perguntar: “do que você está rindo?”. Já o sorriso é algo silencioso e discreto (o próprio dicionário diz isso) e na mesma situação que citei, se você estiver em um local com mais pessoas e não estiverem prestando atenção em você, o seu sorriso nem será notado.

Esta era a chave de ligação que eu precisava.

A Terapia do Sorriso

Depois de já ter entendido tudo isso, só me restava conectar tudo isso e colocar em prática.

Comecei adotando o hábito de sorrir em situações diversas: no elevador, no supermercado, no banheiro, cozinhando, lendo, enfim… em qualquer situação que não me deixasse vulnerável ou que não desse a entender para as pessoas que eu estava sendo debochada.

Era batata: toda vez eu me sentia melhor e isso mudou de vez minha relação com o estresse.

Depois disso, o próximo passo foi utilizar o sorriso em situações estressantes e aí eu percebi o desafio e entendi que tudo isso é uma terapia.

Terapia é algo constante. Não dá pra fazer terapia um dia apenas e achar que está tudo resolvido. É um processo. Assim também é com o sorriso: sorrir sempre, treinar o cérebro e (se lembrar) utilizar o sorriso em situações que te desequilibram.

Cuidados no uso da Terapia do Sorriso

A Terapia do Sorriso funciona de forma muito simples: é só sorrir, mesmo sem ter motivo ou vontade, mas é preciso ter atenção a alguns pontos, como o local e situação em que você sorri.

Por exemplo, durante uma discussão, se você sorrir, pode piorar a situação, apesar de ser o momento ideal para reequilibrar seu sistema. Ainda assim, não é recomendável, pois o outro vai pensar que você está rindo dele (note que nesse caso o sorriso passa a ser encarado como um riso porque é interpretado como jocoso).

Sendo assim, é preciso observar o local, o momento e a situação antes de sorrir. Ainda assim, você pode ir a um lugar mais reservado para restabelecer suas doses de farmácia do bem no corpo. O banheiro pode ser um excelente local.

O sorriso e a COVID-19

Estamos passando por um momento muito delicado desde 2020 com a chegada do Coronavírus. Eu pratiquei muito a Terapia do Sorriso nesse período para não enlouquecer (literalmente). O sorriso me ajudou muito a passar pelos momentos mais críticos e eu cheguei até a escrever um texto sobre isso.

Introduzindo a Terapia do Sorriso em sua vida

Eu acredito tanto nesta Terapia que criei a “Jornada dos 21 Dias de Sorriso” onde um grupo de pessoas caminha comigo por 21 dias aplicando a Terapia do Sorriso e introduzindo este hábito em suas vidas. Os relatos que recolho são transformadores.

Eu te convido a começar a sorrir sempre, mesmo sem querer. Me conta aqui embaixo se algo mudou em sua vida.