Nesse período de isolamento social e de confinamento em nossas casas precisamos desenvolver atividades que fortaleçam nossa imunidade, vamos praticar o sorriso?

O sentimento de felicidade é diferente de estar sempre alegre, sentir-se feliz é fazer a vida acontecer! Como tão bem escreve o psiquiatra Augusto Cury “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história”. Assim como fala o Dr. Augusto Cury, a professora Ana Banana, os Doutores da Alegria e o Dr. Madan Kataria também nos ensinam que diante dos problemas temos duas escolhas: ou aceitamos o que está acontecendo e decidimos procurar uma solução – se tiver como; ou negamos o que está acontecendo, resistimos e sofremos. Negar o que está acontecendo vai adiar mais ainda a solução e aumentar o sofrimento. ⠀

Então, você pode perguntar: para ser feliz, mesmo triste, é só aceitar a realidade?

É quase isso, muito importante não confundir ACEITAR com se CONFORMAR. Aceitar é partir para a solução, pensar na solução e agir na solução. Se conformar é não fazer nada para mudar, só reclamar, sentir-se vítima.

A proposta do exercício do sorriso também é uma solução! Sorrir para você derrama em seu cérebro a química da felicidade, é um caminho que facilita a mente criar uma nova rota neurofisiológica. A frequência desse exercício irá fortalecer os pensamentos para a solução. O sorriso muda o modo automático de viver e nos convoca a nos tornar o autor da própria história.

O exercício de sorrir para si mesmo é uma ginástica para focar no agora.

O Dr. Renato Portal como neurologista também enfatiza que os exercícios físicos são fundamentais para a saúde do corpo, e exercitar o sorriso é fundamental para a saúde da alma. “As células adoram o riso. Quando damos gargalhadas (…) acabam-se as divergências entre mente e corpo.” (Ana Banana)

CONTINUAÇÃO NOS COMENTÁRIOS!

Exercitar o sorriso é simples, é só fazer o esforço muscular sem motivo e sem pensar. Sorria para você logo ao acordar, ainda na cama enquanto desperta o corpo se alongando! Sorria para você no banheiro enquanto faz sua higiene. Sorria para você dirigindo, enquanto arruma a casa, cozinhando, falando ao telefone.

ALERTA importantérrimo: sorrir ou rir é DE você, PARA você e COM o outro. NUNCA ria DOS outros, essa é uma forma grave de violência psicológica. Sorria para você: uma pequena ação para uma grande solução.

Texto: Anelise Schmidt