Sim, nossa mente prega algumas peças em nós.

 

Quero te contar sobre COMO NOSSA VIVÊNCIA DO PASSADO INFLUENCIA NOSSA VIDA ATUAL.

 

Isso é neurociência! Estudos comprovam que a gente tende a repetir emoções e sensações do passado diante de acontecimentos do presente. Por isso digo que a mente mente, mas com verdades!

 

Você pode reviver o que sentiu quando um cachorro tentou te morder na infância diante do estresse vivido no aqui agora como num estresse no trabalho, no trânsito, em casa.

 

Pense comigo: um drama do passado com consequências tão diferentes do que se vive no presente não pode continuar te controlando. A gente merece ser dono da nossa própria história!

 

Quando a mente relaciona a experiência traumática do passado – na figura do cachorro que vai te morder – com uma briga no trabalho, por exemplo, ela está mentindo para você com uma verdade. Sua mente te faz “lembrar” dessa situação violenta do passado pela força da mesma emoção sentida no momento presente.

 

Me lembra aquele ditado popular: “fazendo tempestade em copo d’água”.

 

Mas, espere… numa briga de trabalho ninguém vai te morder – pelo menos espera-se que não. Então, por que seu corpo reage da mesma forma e tem as mesmas sensações daquela época?

 

Isso é uma espécie de trauma que desregula nossa vida cotidiana fazendo com que tenhamos reações exacerbadas ou desnecessárias em situações que poderiam ser levadas com menos emoção, menos estresse.

 

A boa notícia é que o trauma pode ser modificado e curado. Inclusive falo mais em @sorriaparavoce.

 

Vamos tornar nossa vida mais leve e feliz!? Sorria para você 😊

 

Anelise Schmidt Rolim 

Psicóloga especializada na terapia do sorriso