Como manter, ter ou aumentar sua motivação?
Entendo a motivação como aquela sensação de prazer que se mantém mesmo diante de situações desafiadoras e estresse crônico.
O prazer está associado a um neurotransmissor chamado dopamina que tem como função principal ativar os circuitos de recompensa do cérebro.
São quatro neurotransmissores que dão a sensação de felicidade e mantém em alta a dopamina: endorfinas, serotonina, melatonina e ocitocina.
Os principais efeitos das endorfinas são a melhora da memória, da concentração e do bom humor. Além de aumentar a resistência física e melhorar a vida sexual.
Estes efeitos dão uma sensação de felicidade. Felicidade é conseguir sentir-se pleno mesmo diante do estresse, porque você sabe que vai fazer o que for preciso mesmo carregando algumas emoções negativas.
Então, como liberar mais endorfinas, serotonina, melatonina e ocitocina?
Sorrindo para você mesmo, pode fingir e forçar, seu cérebro apenas obedece e executa a ordem para a liberação das endorfinas, além disso essa “musculatura” interrompe as emoções negativas como a raiva, o medo e a tristeza.
Dormindo adequadamente, entre 21h e 23h em quarto escuro por umas 7 horas ou mais, vai produzir melatonina.
Exercitando-se: 30 minutos de exercícios físicos aeróbios como dançar ou uma leve corrida vai liberar endorfinas.
Importante beber água regularmente, filtrada, ou deixe “descansar” por umas horas para evaporar o cloro, é o melhor meio de organizar seu intestino que produz nossa serotonina.
Conviva com as pessoas e nutra o sentimento do amor, seja da ordem fraternal ou romântica, os relacionamentos liberam ocitocina.
Respire profundamente com atenção percebendo o seu corpo: inicie com 10 respirações até chegar a 40.
Finalmente, consuma alimentos nutritivos e variados como cacau, pimenta, amêndoas, maçãs, abacate, banana, folhas verdes, gergelim e cúrcuma. Ativam o sistema de recompensa e a sensação de prazer.
Experimente: sorria para você agora, sua motivação aparece, cresce e acontece!